A cosmética vegetal da Yves Rocher, credita na força da vida, no poder da regeneração e nas vantagens do vegetal. Estas premissas levaram Yves Rocher a criar a Cosmétique Végétale e a torna-la um projeto acessível a todas as mulheres. Mais do que uma promessa é uma visão de fé, um acordo entre a Natureza e as Mulheres para uma beleza viva e generosa.
Após mais de 50 anos de experiência de Intelligence Végétale deram um know how insubstituível a esta marca. Nos dias de hoje esta marca assume-se como a primeira e propõe uma cosmética natural, cada vez mais poderosa e com maior respeito.
A cosmética vegetal é um tipo de cosmética poderosa que extrai da força de vida dos vegetais a capacidade de regeneração, a sua energia e os seus segredos de longevidade para atuar intensamente na pele, respondendo a todas as exigências. Esta é um tipo de cosmética que procura respeitar a pele, garantindo que os compostos são inócuos para a pele e por isso são muito seguros para a sua beleza. Estes cosméticos respeitam a natureza e procuram retirar dela o melhor.
Os compromissos da Cosmetique Végétale estão assentes no pilar na garantia da inocuidade de todos os ingredientes utilizados e de todas as fórmulas. Para além disso ainda é uma referência para a marca os seguintes aspetos:
- Prioridade à Agricultura Biológica;
- Recusa em utilizar plantas cuja espécie esteja ameaçada, os OMG e os extratos animais;
- Diminuição das matérias-primas nocivas para o ambiente;
- Embalagens concebidas de acordo com padrões ecológicos;
- 100% dos ativos utilizados e desenvolvidos pela Yves Rocher são extraídos do vegetal.
Os produtos desta marca estão assentes em 7 plantas ativas e 9 patentes anti-idade. Estes ativos foram todos concentrados num elixir emblemático capaz de duplicar a eficácia anti-idade de todos os antirrugas. Veja os poderes da natureza:
- Oligósidos de Maça – utilizados para alisar as rugas e afinar o grão da pele;
- Poliósidos de Acácia para refirmar a pele;
- Inositol de Arroz Verde para alcançar a máxima luminosidade;
- Galactósidos de Tara são utilizados para densificar a pele;
- Poliósidos de Aloe Vera para revitalizar a pele;
- Mangíferina de Afloía para proteger a pele
- Betaína de Betterave usada como escudo protetor às agressões da pele.
Procurando descobrir novas propriedades cosméticas por todo o mundo, os cientistas e investigadores desta marca, esperam encontrar os vegetais necessários para criar produtos de beleza inovadores, eficazes e respeitando sempre a natureza. Hoje em dia, com o evoluir de todo o conhecimento da cosmética vegetal, os Laboratórios Cosmétique Végétale usam mais de mil matérias-primas.
A Yves Rocher é actualmente a única marca que é cultivadora, fabricante e distribuidora. Esta marca é a única que decidiu controlar todo o processo de criação e desenvolvimentos dos seus produtos naturais.
O cultivo:
Esta marca colhe as plantas necessárias nos seus campos cultivados com base na Agricultura Biológica, são cerca de 55 hectares de campos biológicos plantados em La Gacily, na zona francesa da Bretanha. Sabemos que estão identificadas no mundo mais de 350.000 espécies vegetais, e por isso para a Yves Rocher considera que esta aventura está apenas a começar.
O fabrico:
Os produtos desta marca são feitos nas fábricas próprias que a Yves Rocher tem na Bretanha. É lá que são feitos os seus produtos, extraindo o melhor do vegetal para oferecer às suas revendedoras e clientes produtos inovadores e com resultados visíveis. Todos os anos são fabricado mais de 300 milhões de produtos, distribuídos pelos 3 centros de produção que esta marca detém atualmente, são eles: Les Villes Geffs, Ploërmel e Rieux. Estas 3 fábricas têm todas os Certificados de Qualidade ISO 9001, Ambiente ISO 14001 e de Segurança SAS 18001.
Apostando também na reutilização das embalagens, a Yves Rocher vende eco-recargas que garantem a redução do consumo de embalagens , diminuindo o custo destas e por isso reflete-se no preço final dos produtos, ao mesmo tempo que diminui o impacto no ambiente.
A distribuição:
O acesso aos produtos de beleza desta conhecida marca francesa de cosméticos é feito pelos próprios canais de distribuição criados pela marca. A ausência de demasiados intermediários garante que não há uma acumulação de lucros e torna os seus produtos de beleza disponíveis a um maior número de pessoas. Existem atualmente 1600 pontos de venda distribuídos por todo o mundo, destes pontos de venda destacam-se os 550 pontos na França. Esta marca conta com mais 6000 conselheiras ou revendedoras, das quais 3.900 são francesas. A Yves Rocher foi a primeira empresa europeia de institutos de beleza.
Os seus sítios na Internet são diariamente visitados, atingindo os 45 milhões de visitas no mundo todo. A comunicação com todas as pessoas envolvidas, nomeadamente as suas revendedoras ou conselheiras, traduz-se em 200 milhões de mailings traduzidos para 16 idiomas. O Livro Verde da Beleza é impresso mais de 10 milhões de vezes por ano e é traduzido para 20 línguas diferentes, distribuídas por todo o mundo. A preocupação desta marca com todas as pessoas está patente no facto de que está disponível em Braille, em França este Livro Verde da Beleza.
A Yves Rocher procura sempre marcar as suas origens na Bretanha, num mundo marcado pela globalização e pelo comércio mundial, demarcar as suas origens é um desafio que deu forma à própria marca de cosméticos vegetais, que apesar da globalização e do peso deste modelo na indústria, tem sido sempre capaz de o contrariar. É uma marca muito fiel às suas origens que tomou a decisão de centralizar todas as fases da sua produção e gerir todas as suas operações a partir da sua cidade natal, La Gacilly, na Bretanha.